Ecad.Tec Rádio: se você tem um programa na rádio, pode enviar a lista de músicas tocadas a partir desse aplicativo. No entanto, o cálculo proporcional, utilizado hoje em dia, não garante ao artista o recebimento dos direitos. Mesmo que ele esteja na lista.
Associações: o link explica quem são as nove associações musicais que se reúnem no ECAD. Para receber seus direitos, o músico deve se associar a alguma dessas organizações.
Tabela de preços: A tabela é imensa e fornece também um simulador que calcula quando você pagaria. As tabelas são divididas em: uso eventual, uso permanente, rádio/tv, mídias digitais. A partir dessas classificações se aplica a UDA (unidade de direito autoral), que pode ser multiplicada por variáveis do tipo: metros quadrados do recinto, público estimado, etc. Aplicando as cordenadas você chega a cálculos "extremamente objetivos "que diferenciam uma pracinha de uma apresentação de balé, ou uma micareta de um arraial, uma colação de grau de um baile de debutantes e por aí vai. Você pode saber também quanto deve pagar para usar música em um carro de som, rinque de patinação no gelo, terminal rodoviário, serviço de espera telefônica, consultórios, transporte ferroviário, motéis, condomínios e etc.
Como discutimos na aula, a presença do ECAD em tantos locais indica uma mudança na política de arrecadação da indústria. Uma estratégia que pode estar ligada à queda na venda de Cd's.
Como discutimos na aula, a presença do ECAD em tantos locais indica uma mudança na política de arrecadação da indústria. Uma estratégia que pode estar ligada à queda na venda de Cd's.
Ranking: vale a pena. Você fica sabendo os artistas e as músicas mais tocadas em cada região do país. Pode render uma pesquisa que relaciona gêneros e regiões do país.
Também é legal notarmos que cada tabela exibe apenas 50 músicas.Mesmo que isso pareça natural, indica um modelo de concentração, onde se arrecada de todos e só se distribui para alguns.
Essa questão é central para o curso. Sistemas de arrecadação como o ECAD foram pensados para um modo de produção industrial antigo. As tecnologias da Informação tem um regime produtivo diferente.Não estamos mais concentrados em poucos centros de emissão. É possível criar um modelo que reconheça a diversidade de grupos, modos e lugares. Um sistema que entenda a cultura como manifestação plural, espalhada, distribuída.
Também é legal notarmos que cada tabela exibe apenas 50 músicas.Mesmo que isso pareça natural, indica um modelo de concentração, onde se arrecada de todos e só se distribui para alguns.
Essa questão é central para o curso. Sistemas de arrecadação como o ECAD foram pensados para um modo de produção industrial antigo. As tecnologias da Informação tem um regime produtivo diferente.Não estamos mais concentrados em poucos centros de emissão. É possível criar um modelo que reconheça a diversidade de grupos, modos e lugares. Um sistema que entenda a cultura como manifestação plural, espalhada, distribuída.
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